Entidades divulgam manifesto em solidariedade ao Supremo Tribunal Federal

Documento reúne assinatura de representantes de mais de 200 sindicatos de trabalhadores, associações religiosas, além de advogados e empresários

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Escrito en POLÍTICA el
Mais de 200 representantes de sindicatos, bancos, associações religiosas, advogados e empresários assinaram, nesta quarta-feira (3), um manifesto em apoio à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento foi lido pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, durante sessão solene do tribunal.

O ato de solidariedade ocorre no momento em que a Corte começa uma ofensiva contra supostas “notícias fraudulentas”, ameaças e ofensas feitas via redes sociais e que estariam atingindo a segurança dos ministros do STF. O presidente Dias Toffoli determinou a abertura de inquérito para investigar os fatos.

Entre os signatários do manifesto estão o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz; o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf; o presidente da Febraban, Murilo Portugal; e o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

Vejam abaixo a íntegra do manifesto em apoio ao STF:

Representantes da sociedade civil que subscrevem este documento vêm a público reafirmar seu apoio ao Supremo Tribunal Federal, STF, e repudiar os ataques contra o guardião da Constituição da República. A harmonia e a independência entre os Poderes da República são a materialização dos desejos de segurança, liberdade, igualdade e prosperidade do povo brasileiro. Diante da crise e do desemprego que nos assola, o povo clama pela retomada do desenvolvimento econômico com mais emprego, justiça social e segurança.

O Supremo Tribunal Federal é a instância máxima da Justiça brasileira, garantidor maior dos direitos dos cidadãos, as liberdades de imprensa, de religião e de expressão, sem as quais não se constrói uma Nação. A Suprema Corte é insubstituível para o país e é dever de todos a sua defesa, pois, sem ela, nenhum cidadão está protegido. Dentro do Estado de Direito, todos se submetem ao império da lei, respeitadas as garantias constitucionais.

A discordância, a crítica civilizada e o diálogo são inerentes à democracia, tal qual o respeito e, em última instância, a solidariedade. Por isso, são inadmissíveis os discursos que pregam o ódio, a violência e a desarmonia na sociedade e contra o Supremo Tribunal Federal. Reafirmar a importância do STF é defender a Constituição e as garantias da cidadania nela contidas. A democracia e a convivência solidária não permitem um retrocesso institucional.

Com este manifesto, convidamos a sociedade brasileira a defender o Supremo Tribunal Federal como instituição permanente, estável e indispensável para a construção de um país cada vez mais justo, solidário e responsável no presente dos brasileiros e brasileiras e as gerações futuras.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.