Ernesto Araújo diz a Bannon que centrão é comandado pela China

Araújo criticou diretamente o PP, partido que comanda a Casa Civil do governo Jair Bolsonaro

Foto: Ministério das Relações Exteriores
Escrito en POLÍTICA el

Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores do governo Jair Bolsonaro, participou do podcast de Steve Bannon, principal estrategista político da extrema-direita global, nesta terça-feira (4). Araújo afirmou que o Partido Comunista Chinês (PCCh) domina o sistema político do Brasil.

Questionado por Bannon no "Sala de Guerra" sobre a relação de Lula com o PCCh, Araújo afirmou que até partidos do centrão - base do governo - são comandados pelos chineses. Nessa conta, ele incluiu o Partido Progressista (PP), que comanda o principal ministério do governo Bolsonaro, a Casa Civil.

O presidente do PP, Ciro Nogueira, assumiu a Casa Civil de Bolsonaro no ano passado. A chegada do dirigente do centrão ao governo aconteceu junto da saída de Araújo.

Antes de assumir o posto, Nogueira chegou a criticar o Itamaraty publicamente por não negociar vacinas contra a Covid-19 com países produtores de imunizantes, em especial a China.

Segundo o ex-chanceler de Bolsonaro, a influência de Pequim impacta também no Supremo Tribunal Federal (STF) e na imprensa. A declaração de Araújo fez Bannon nomear o episódio do podcast como "PCCh domina América do Sul".

Araújo é discípulo do astrólogo Olavo de Carvalho.