Fórumcast, o podcast da Fórum
06 de setembro de 2019, 15h01

Esqueceu de recolher as Bíblias, Crivella?, por José Barbosa Junior

Pastor e teólogo relembra passagens do livro sagrados dos cristãos para criticar tentativa do prefeito do Rio de censurar HQ “Vingadores”, na Bienal do Livro

Foto: Reprodução

Por José Barbosa Junior*

O Governador da Igreja Estadual do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou retirar da Bienal do Livro, que acontece no Riocentro, a HQ “Vingadores: A cruzada das crianças” porque, segundo o prefeito, a imagem de dois personagens masculinos se beijando é “conteúdo impróprio para menores”.

Discordo, da percepção do prefeito, mas… seguindo a sua lógica, eu pergunto:

E as Bíblias, Crivella, quando serão retiradas de circulação ou proibida para menores de 18 anos?

Serão também obrigadas a serem vendidas em sacos plásticos pretos, lacrados e com aviso do lado de fora sobre o conteúdo?

Os pais que presentearem seus filhos com um exemplar da Bíblia serão considerados criminosos por oferecer material inadequado para os seus filhos?

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Senão, vejamos:

– O livro começa com uma mulher nua dialogando com uma serpente. Isso poderia induzir crianças a ficarem nas ruas procurando cobras para conversar e, pior ainda, nuas. Além de ser uma cena imprópria para menores.

– Logo depois, um irmão assassina o outro por uma questão boba. Isso poderia induzir crianças a matarem seus irmãos…

– Uma cena de genocídio, quando o próprio deus mata TODOS os filhos primogênitos do Egito. Não é uma cena cruenta demais para crianças lerem?

– Um pai oferecendo suas filhas virgens para que os homens da cidade as estuprem, para não estuprarem dois anjos que estão em sua casa. Que cena abjeta e forte para a cabeça de uma criança, não?

– Uma trilogia:
– Uma mulher sendo abusada sexualmente por uma multidão ensandecida;
– A mulher, toda machucada e ensanguentada, jogada na porta do seu “marido”;
– O marido, revoltado, esquarteja a mulher e manda pedaços dela para as 12 tribos.

– Duas ninfetas transando com seu pai, embebedado por elas para este fim. Consegue imaginar seu filho lendo isso?

– Mulheres felizes numa orgia com homens de pintos enormes e algumas delas encharcadas com a ejaculação potente deles? Sim… está lá na Bíblia…

– Um menino trazendo a cabeça do soldado inimigo, que ele mesmo acabou de cortar numa briga de rua. Legal, né?

Paro a lista de exemplos por aqui, Crivella…

E agora? Vamos censurar a Bíblia?

*José Barbosa Junior é pastor, teólogo e escritor

*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum