Dos EUA, onde surfa nas férias, Eduardo Bolsonaro ataca PT por "não concluir obras no Brasil"

No país desde dezembro, deputado federal tem usado seu tempo livre para compartilhar notícias falsas e dar palestras em igrejas

Eduardo Bolsonaro dando palestra em igreja nos EUA. (Foto: Reprodução/Twitter)
Escrito en POLÍTICA el

Desde dezembro em férias nos Estados Unidos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que passa mais tempo fora do Brasil do que dentro dele, fez uma publicação no Instagram atacando o Partido dos Trabalhadores (PT) por "não concluir obras no Brasil".

"No Brasil o PT deixou muitas obras inacabadas, mas no exterior não. Qual seria o incentivo para fazer estas obras lá?", escreveu junto de um vídeo compartilhado por Jair Bolsonaro (PL), que mostra grandes obras feitas fora do país entre 2003 e 2015.

Essa afirmação, no entanto, já foi desmentida mais de uma vez. Em 2020, viralizaram imagens no Facebook acusando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de ter investido “mais em países comunistas do que no próprio Brasil” durante os governos do PT.

Segundo o blog Estadão Verifica, do jornal "O Estado de S. Paulo", a alegação é falsa, já que em qualquer período analisado dos governos petistas o BNDES desembolsou mais para apoiar a infraestrutura dentro do território brasileiro do que no exterior.

O banco tem três linhas de financiamento para estimular operações de comércio entre empresas brasileiras e importadores estrangeiros. Não há remessa de divisas para o exterior — quem fica com o dinheiro financiado pelo BNDES é a empresa brasileira, e quem tem que pagar a dívida ao banco é o importador estrangeiro.

O BNDES financia a exportações de bens e serviços realizados por empresas brasileiras desde 1998. O maior importador do Brasil de bens financiados pela instituição são os Estados Unidos.

Entre 1º de janeiro de 2003 (quando o ex-presidente Lula assume o primeiro mandato) e 12 de maio de 2016 (data do golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff), o valor total dos contratos de financiamento para exportação de serviços de engenharia firmados é de U$ 9,67 bilhões.

No mesmo período, as operações de crédito do BNDES com governos municipais e estaduais do Brasil chegaram a R$ 75,6 bilhões. Ou seja, mesmo com uma conta que exclui milhares de operações indiretas domésticas, o valor de crédito para exportação já é superado.

Além de espalhar notícias falsas, Eduardo também tem preenchido o seu tempo surfando e dando palestras em igrejas para falar sobre a "administração" do pai no governo brasileiro. Neste final de semana, foi a uma igreja multada em US$ 2,7 milhões por desrespeitar o lockdown durante a pandemia da Covid-19 em San Jose, na Califónia.