Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de dezembro de 2019, 08h51

Evento conservador de Eduardo Bolsonaro é cancelado após punição do PSL

Filho do presidente foi o responsável por financiar a primeira edição do evento, em Foz do Iguaçu, no ano passado

Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

A suspensão do deputado federal Eduardo Bolsonaro do PSL, assim como o afastamento da liderança da sigla na Câmara dos Deputados, fez com que o filho do presidente Jair Bolsonaro adiasse por tempo indeterminado a realização da segunda edição da Cúpula Conservadora das Américas, que ocorreria em Fortaleza (CE) neste mês.

Eduardo foi o responsável por financiar a primeira edição do evento, em Foz do Iguaçu, no ano passado. Ainda como candidato, Jair Bolsonaro usou a ocasião para expressar, por videoconferência, seu temor de que as forças progressistas voltassem ao governo no Brasil: “ou mudamos o Brasil agora, ou o PT volta, e volta com muito mais força do que tinha até o final do governo Dilma”, declarou. Na época, o evento tinha como uma de suas bandeiras a contraposição ao Foro de SP, que reúne grupos de esquerda.

Em outubro deste ano, ocorreu outro evento conservador encabeçado pelo filho do presidente. A edição brasileira do maior evento conservador dos Estados Unidos, o CPAC (Conservative Political Action Conference) teve seus gastos arcados pelo Instituto de Inovação e Governança (Indigo), vinculado ao PSL. O Indigo é financiado com verbas do Fundo Partidário, ou seja, dinheiro público.

No ano passado, o Instituto recebeu cerca de R$ 1,8 milhão. O presidente do instituto é Sergio Bivar, filho de Luciano. Porém, por conta das intrigas com Jair Bolsonaro, ele não participou da organização. Desde o início das divulgações dos palestrantes, o CPAC se mostrou como verdadeiro palanque do bolsonarismo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum