Fórumcast #20
18 de março de 2019, 14h58

Ex-conselheiro tutelar diz em vídeo que cabelo de deputada negra “não serve nem como palha de aço”

Leste Silva faz postagens críticas ao PT e de apoio a Jair Bolsonaro. A vereadora pela Praia Grande, Janaina Ballaris, diz que vai encaminhar o vídeo à Câmara e ao Ministério Público

Foto: Reprodução

O jornalista, pedagogo e ex-conselheiro tutelar, Leste Silva, conhecido como Cabo Leste, postou em sua conta no Facebook um vídeo com ofensas racistas e gordofóbicas. No vídeo, Leste se refere a uma deputada federal sem dizer o nome que, segundo ele, é negra e tem o cabelo “que não serve nem como palha de aço. Não é a vassoura que eu uso aqui na minha cocheira, é pior”, disse.

“Eu vejo agora na Câmara dos Deputados federais umas mulheres da cor negra com o cabelo, gente, que não serve nem como palha de aço. Não é a vassoura que eu uso aqui na minha cocheira, é pior. E ela é deputada federal. Ela é do Psol, ela é do PT e ela quer chamar atenção”

Leste, que também é corretor de Imóveis e instrutor de equitação, trabalha em um local chamado Rancho da Equoterapia. Ele foi, até 2016, conselheiro tutelar na Praia Grande. Ele sempre faz postagens críticas ao PT e de apoio a Jair Bolsonaro.

Veja também:  Onyx respondeu ação na Justiça por não pagar cuidadora da mãe

A vereadora pela Praia Grande, Janaina Ballaris (PT-SP) afirmou, através de sua conta no Facebook, nesta segunda-feira (18), que vai encaminhar o vídeo do Cabo Leste para as parlamentares negras da Câmara Federal e também o enviará para o Ministério Público.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum