Ex-presidente da Colômbia diz que política ambiental de Bolsonaro prejudica toda América Latina

Juan Manuel Santos afirmou que pandemia mostrou que "falar e atuar só com base na intuição e na ideologia não traz bons resultados"

Jair Bolsonaro - Foto: Marcos Corrêa/PR
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, criticou neste domingo (26) a política ambiental do governo do presidente Jair Bolsonaro. Segundo Santos, a postura do governo brasileiro coloca em risco os demais países da região.

"Me preocupa muito, me dói muito como latino-americano o que ocorre no Brasil. O que Bolsonaro faz sobre o meio ambiente e a ordem internacional multilateral, no longo prazo, prejudicará toda a América Latina", disse Santos em entrevista ao jornalista Rodrigo Cavalheiro, do Estado de S. Paulo, ao comentar sobre o aumento das queimadas e do desmatamento na Amazônia.

"A pandemia mostra que falar e atuar só com base na intuição e na ideologia não traz bons resultados", completou.

Ativista do meio ambiente desde que deixou o comando da Colômbia, Santos afirmou que a pandemia do novo coronavírus deve "abrir os olhos" de lideranças para a necessidade de um desenvolvimento sustentável.

"A pandemia deve nos abrir os olhos para mudar paradigmas de desenvolvimento, carências que há no mundo inteiro, mas sobretudo da América Latina: desigualdade, má distribuição da riqueza e da terra. Neste momento, estamos destruindo o mais importante que temos na América Latina, a biodiversidade", declarou.

"Sustentabilidade é o que vai nos permitir seguir vivendo. Estamos indo para o precipício. A pandemia não é nada comparado ao que a humanidade pode sofrer se não tomarmos decisões muito drásticas", completou.