Ex-presidente do Supremo Militar pede apuração da PF sobre conversa golpista entre Allan dos Santos e oficial do Exército

Mauro Cesar Barbosa Cid respondeu com um "Opa" a uma mensagem do blogueiro que cobrava uma intervenção

Allan dos Santos - Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STM), brigadeiro Sérgio Xavier Ferolla, cobrou nesta segunda-feira (21) apuração da Polícia Federal sobre a troca de mensagens do tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, chefe da Ajudância de Ordem da Presidência e assessor de Jair Bolsonaro, com o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

"No caso presente, espera-se severa apuração pela PF", disse Ferrola ao jornalista Marcelo Godoy, do Estado de S. Paulo. "Após o julgamento, caberá à Justiça Militar analisar as decorrências no âmbito da caserna, para específico julgamento e sanções adequadas", completou.

Reportagem do Estadão publicada no sábado revelou trechos do depoimento prestado por Mauro Cid à PF no último dia 11, quando foi confrontado com uma mensagem trocada por Whatsapp com o blogueiro, onde parece consentir com uma possível intervenção.

“Indagado sobre a mensagem do dia 31/05/2020, onde Allan dos Santos envia um link de reportagem sobre grupos denominados ‘antifas’. No dia seguinte, o declarante responde airmarndo: ‘Grupos guerrilheiros/terroristas. Estamos voltando para 68, mas agora com o apoio da mídia’. Allan dos Santos afirma: ‘As FFAA precisam entrar urgentemente’. O declarante responde: ‘Opa!’. Indagado sobre o sentido da resposta ‘Opa’ nesse diálogo, respondeu que a expressão ‘Opa!’ não está relacionada com as mensagens anteriores, mas apenas a uma saudação, como, por exemplo, Bom dia”, diz trecho do depoimento à PF.

Ferrola apontou que o tenente deve responder à Justiça Federal por estar ocupando função no Palácio do Planalto. "Caso cometa possível crime como membro da equipe palaciana deverá responder por ele frente à Justiça Federal", disse.