Ex-secretário de Saúde do Rio é preso por suspeitas de fraude em contratos durante a pandemia

Edmar Santos foi preso em Itaipava, onde tem casa. As suspeitas de fraude englobam contratos sem licitação de compra de respiradores e medicamentos

Edmar Santos, ex-secretário estadual de Saúde do RJ (Foto: Reprodução/TV Globo)
Escrito en POLÍTICA el

O ex-secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, foi preso em operação do Ministério Público na manhã desta sexta-feira (10) em Itaipava, na região serrana do Rio. Ele é investigado por suspeitas de fraude em contratos durante a pandemia do coronavírus.

De acordo com reportagem do G1, as suspeitas de irregularidades englobam contratos assinados sem licitação, como o de compra de respiradores, oxímetros, medicamentos e contratação de leitos privados. O governo do Rio investiu R$ 1 bilhão em contratos emergenciais.

Além de Itaipava, os promotores também realizaram buscas no endereço residencial de Santos, em Botafogo, na zona sul da capital. Na semana passada, a Justiça determinou a quebra do sigilo bancário e o bloqueio dos bens do ex-secretário.

A exoneração de Santos do governo do Rio foi oficializada no dia 17 de maio, motivada por conta dos atrasos nas entregas de hospitais de campanha e pelo desgaste provocado por denúncias de fraudes.