Exclusivo: Documentos mostram que Bolsonaro avançou somente 2% na Transposição do São Francisco

Relatórios do próprio governo confirmam que execução das obras já passava de 96% no início da gestão; confira

Bolsonaro durante inauguração de trecho da Transposição do Rio São Francisco | Foto: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

Documentos elaborados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional apontam que quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) assumiu o governo, as obras da Transposição do Rio São Francisco estavam já 96,9% concluídas. O mandatário tem buscado capitalizar politicamente em cima do projeto, apesar de ter apenar finalizado o que foi iniciado nos governos anteriores.

Leia também: Bolsonaro inaugura “obra que não existe” da Transposição do São Francisco com água de chuva

A Fórum teve acesso a dois relatórios formulados pela gestão de Rogério Marinho sobre o avanço das obras do Projeto de Integração do São Francisco (PISF). No primeiro, elaborado em abril de 2019, o governo aponta que as obras estavam 96,9% finalizadas em fevereiro daquele ano, no inicio da gestão Bolsonaro. Segundo dados anteriores, a finalização chegou a 92,5% só nos governos Lula e Dilma.

Confira abaixo tabela feita pelo MDR em abril de 2019:

Em janeiro de 2022, após algumas inaugurações em que o presidente Jair Bolsonaro fez questão de participar, o MDR apontou em relatório que o projeto avançou para 98,64% em dezembro de 2021 - um acréscimo de 1,74% na execução. As obras ainda não estão concluídas, apesar de Bolsonaro ter participado de evento no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (9).

Inauguração sem água

Nesta quarta-feira (9), Bolsonaro participa de um evento de inauguração no Rio Grande do Norte, apesar de água da transposição não ter chegado ao estado. O MDR afirma que as obras estão concluídas, mas o governo estadual aponta que há muito o que fazer.

“As águas do Rio São Francisco, do projeto de Transposição, elas não chegaram ao Rio Grande do Norte ainda. Elas estavam na Paraíba, eles abriram as comportas lá. Por um erro de cálculo e desconhecimento do Rio Piranhas por parte da equipe do Governo Federal, eles liberaram lá na Paraíba [e vieram inaugurar antes da água chegar], só que as águas demoram alguns dias para chegar no Rio Grande do Norte”, declarou o secretário João Maria Cavalcanti, da Semarh, à Fórum.

Cavalcanti também comentou sobre a tentativa do governo de dizer que é responsável pelas obras, mesmo com 96% já pronto.

"O governo de Bolsonaro recebeu a obra com 96,9%. É esse percentual que ele recebeu de Temer, que inaugurou o eixo Leste. Coube a Bolsonaro, com essa festa toda que eles estão fazendo, executar 3%", afirmou.

O secretário criticou a difusão de informações falsas por parte de apoiadores do presidente: "Estão soltando fake news aqui que Lula, Dilma e Temer só executaram 46% da obra. Eu não sei como eles conseguiriam, em 3 anos, executar mais de 50%.... Essas informações deixam a população desorientada".