Exclusivo: Governo Witzel distribui apostila que debocha de encontro de Dilma com Papa Francisco

Caderno de atividades traz charge que ridiculariza encontro e força entendimento de que a ex-presidenta fazia uso político do Bolsa Família

Presidenta Dilma Roussef é recebida pelo Papa Francisco, no Vaticano (Foto: Presidência da Republica/Roberto Stuckert Filho)
Escrito en POLÍTICA el

O Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorregulada de Língua Portuguesa e Literatura distribuído pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio estadual traz uma charge que ironiza o encontro da ex-presidenta Dilma Rousseff com o Papa Francisco. Na imagem o Bolsa Família aparece sendo "escondido" do Papa.

A atividade de número 7 da apostila traz uma charge do cartunista Sinfrônio que mostra a ex-presidenta ajoelhada diante do pontífice. Francisco diz: "sem a pobreza não somos nada!!". Dilma responde: "é verdade!!". No cartum, ela segura um cartão do Bolsa Família, dialogando com a narrativa de que o Bolsa Família seria um programa eleitoreiro com o objetivo de cativar as populações mais pobres.

A atividade ainda destaca essa visão divergente entre o que fala o Papa e o que teria entendido Dilma. "Não “ser nada sem a pobreza” para o Papa é o mesmo que", pergunta a primeira questão, com as seguintes opções: "a) Não ostentar riqueza; b) Ser um católico pobre; c) Compartilhar dos problemas sociais; e d) Sentir a dor do próximo". A segunda diz o seguinte: "De acordo com a charge do texto 2, o sentido acima foi o mesmo expresso na fala da presidenta? Justifique".

Uma leitora da Fórum que revelou o conteúdo questionou: "Não eram esse canalhas que diziam lutar contra a doutrinação ideológica nas escolas?".

A Fórum então, entrou em contato com uma mãe de um adolescente que estuda na rede pública do Rio de Janeiro e conseguiu a íntegra da apostila. Ela considerou a questão como "difamadora".

A Fórum acionou a Secretaria de Educação do Rio, que informou que o material corresponde à gestão anterior da pasta - conduzida por Pedro Fernandes, preso em setembro. A Seeduc, agora comandada por Comte Bittencourt, reconheceu que o conteúdo é inadequado e lamentou o episódio.

"A atual gestão da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), que assumiu em 25/09, lamenta o ocorrido e entende que o conteúdo utilizado é inadequado. Todo o material será recolhido. O acesso à página pelo Google Classroom, que só alunos têm acesso, também será bloqueado. Cabe ressaltar que novas matrizes, produzidas em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, por meio do Cecierj/Consórcio Cederj, serão enviadas para as escolas estaduais na próxima semana", disse em nota.

Dilma e o Papa

A ex-presidente foi ao Vaticano em março de 2013 conversar com Francisco sobre programas de combate à pobreza.

Confira a questão:

Confira a original: