Entrevista exclusiva com Lula
04 de setembro de 2019, 22h54

Exposição com críticas a Bolsonaro e Moro é censurada na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre

Presidente da casa legislativa considerou as imagens "ofensivas"

Charge de Latuff Reprodução

Trinta e seis charges que faziam paródias da situação política do planeta, e especialmente no Brasil, foram retiradas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (RS) nesta quarta-feira (4). Umas das imagens mostrava Jair Bolsonaro lambendo as botas do presidente norte-americano, Donald Trump.

Intitulada “Independência em Risco”, a exposição foi promovida pelo vereador Marcelo Sgarbossa, do PT. Para ele, não houve nenhuma ofensa que justificasse a retirada das imagens do local. “Óbvio que não pode divulgar coisas que afetem a dignidade. Mas não é ofensivo, ali tem crítica política, da subserviência de Bolsonaro a Trump. Não tem nada que fere valores íntimos, religiosos, de sexualidade. É uma crítica política”, disse o parlamentar em entrevista ao portal UOL.

A decisão de retirar as imagens foi da presidente da Câmara, Mônica Leal, do PP. Segundo a vereadora, não houve censura e que isso seria uma interpretação equivocada dos artistas. “Se eles consideram essa retirada da exposição um ato de censura, eu considero o contrário. Não podemos deixar de lado o respeito, o bom senso. Eu respeito símbolos da nação, a bandeira do Brasil.”

Além da imagem mostrando Bolsonaro de joelhos para Trump, outras obras que chamaram a atenção foram uma em que o presidente norte-americano aparece de cuecas em frente a embaixada brasileira e outra onde o ministro da Justiça, Sérgio Moro, está vestido de super-herói e murchando, como um balão de ar.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum