Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de setembro de 2019, 07h51

Exposta pela Vaza Jato, Thaméa Danelon não deve mais ser nomeada para chefiar força-tarefa em Brasília

Por conta das colaborações de Thaméa em texto do impeachment de Gilmar Mendes, magistrados do STF passaram a ver a indicação da procuradora como um desrespeito

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A procuradora Thaméa Danelon, que apareceu nas últimas revelações da Vaza Jato colaborando ilegalmente com o advogado Modesto Carvalhosa no pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, não deve mais ser nomeada para chefiar a força-tarefa da Lava Jato que atua na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília. Informação é da coluna de Mônica Bergamo, publicada nesta sexta-feira (20) na Folha de S.Paulo.

Danelon já havia conversado sobre a possibilidade com Augusto Aras, preferido de Jair Bolsonaro (PSL) para comandar a PGR. Aras era a favor de sua nomeação, mas magistrados do STF passaram a ver a indicação como um desrespeito, por conta das revelações da Vaza Jato.

Em mensagem enviada ao procurador Deltan Dallagnol, coodenador da Operação Lava Jato, Danelon comenta que o advogado conservador entrou em contato para pedir para ela “minutar” o texto do impeachment de Mendes. “O Professor Carvalhosa [Modesto Carvalhosa, advogado] vai arguir o impeachment de Gilmar. Ele pediu para eu minutar para ele”, disse a procuradora. Dallagnol comemorou e ainda sugeriu que poderia atuar na revisão.

A atuação seria ilegal porque a procuradora da República, funcionária da União, “passa, na prática e por baixo dos panos, a atuar a serviço de um advogado”, segundo Azevedo. Danelon é cogitada pelo novo PGR, Augusto Aras, para coordenar a Lava Jato nacionalmente durante seu mandato.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum