Fórumcast, o podcast da Fórum
08 de abril de 2019, 06h59

Fã do Homem-Aranha, Moro cita filmes policiais de Hollywood para defender “pacote anticrime”

Para defender ideias de seu projeto, Moro citou os filmes Donnie Brasco e The Infiltrator. "Precisamos deixar a lei brasileira mais clara para que agentes policiais no Brasil possam fazer o mesmo"

Moro com sua "prova", entre cenas de The Infiltrator e Donnie Brasco (Reprodução)

Fã dos super-heróis da DC Comics e da Marvel, como Batman e Homem-Aranha, o ministro da Justiça, Sergio Moro, citou em seu Twitter na noite deste domingo (7) produções cinematográficas feitas em Hollywood para defender seu “pacote anticrime”.

“Projeto de lei anticrime. Medidas simples e eficazes contra o crime. Já assistiu aqueles filmes norte-americanos com agentes policiais disfarçados infiltrando-se em gangues de criminosos, traficantes ou corruptos? Como Donnie Brasco ou The Infiltrator e que retratam casos reais”, tuitou Moro, afirmando na sequência: “Pois bem, precisamos deixar a lei brasileira mais clara para que agentes policiais no Brasil possam fazer o mesmo”.

Lançado em 1997, Donnie Brasco é um filme policial que se passa nos anos 70, em que o policial Joe Pistone usa o nome de Donnie Brasco para infiltrar-se entre mafiosos. Produção de 2016, The Infiltrator conta a história de um policial que desmantela as finanças de Pablo Escobar em Miami.

Nas postagens, Moro defende a infiltração de policiais em grupos criminosos, ressaltando que “no projeto de lei, deixamos claro que vender ou entregar drogas ou armas para um policial disfarçado é um crime e não algo impossível, como alguns entendem com base na legislação ultrapassada”.

Segundo Moro, o objetivo é “melhorar a lei para permitir que agentes policiais brasileiros possam atuar de maneira disfarçada e revelar grandes esquemas de venda de drogas, armas ou de lavagem de dinheiro e que o criminoso assim descoberto vá para a prisão”.

Homem-Aranha e Batman
Em julho de 2015, em um evento em São Paulo, Moro citou uma frase do tio do Homem-Aranha, herói da Marvel vivido na ficção pelo jornalista Peter Parker: “Quanto maior o poder, maior a responsabilidade”, disse, na ocasião, sob olhares surpresos dos ouvintes.

Em reportagem do portal Uol em 2017, o dono de uma banca de Curitiba revelou que Moro é fã dos super-heróis dos quadrinhos estadunidense, sendo Batman e Homem-Aranha seus preferidos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum