Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de março de 2018, 16h51

Fachin manda para Brasília denúncia contra Lula, Dilma e ex-ministros

Denúncia por organização criminosa foi oferecida em 2017 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot

Lula e Dilma são alvos de denúncia por organização criminosa feita pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot – Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin encaminhou nesta quinta-feira (8) à Justiça Federal de Brasília a denúncia contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff por organização criminosa. A denúncia foi feita em 2017 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Além de Lula e Dilma também são alvos de investigação os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Somente os casos da senadora Gleisi Hoffmann e o ex-ministro Paulo Bernardo continuarão no Supremo. Fachin entendeu que as condutas de ambos estão interligadas, e a senadora possui foro privilegiado, isto é, só pode ser investigada e julgada no STF.

Segundo informações de Rosanne D’Agostino, da TV Globo de Brasília, a denúncia, no âmbito da Operação Lava Jato foi oferecida com base em inquérito que apura se o PT formou uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras. Ao remeter o caso para a primeira instância da Justiça Federal, Fachin citou uma decisão anterior da Corte que determinou o fatiamento de inquéritos para o Distrito Federal no caso envolvendo Michel Temer e líderes do MDB.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum