Fórumcast, o podcast da Fórum
24 de agosto de 2019, 20h24

Fake news: Bolsonaro usa foto antiga pra divulgar ação contra fogo na Amazônia

Imagem foi publicada nas redes do Ministério da Defesa e compartilhada pelo presidente

Para divulgar ações que estariam sendo feitas na Amazônia para combater as chamas que se alastram pela floresta, o Ministério da Defesa compartilhou uma imagem de 2015 feita na Chapada Diamantina, na Bahia. A publicação foi compartilhada por Jair Bolsonaro que afirmou na legenda que mais de 43 mil militares estavam na Amazônia para conter as chamas.

“Mais de 43 mil militares das Forças Armadas reforçam ações de combate a incêndios na Amazônia”, publicou o presidente junto com a foto de uma aeronave que jogava em uma área de mata pegando fogo.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa a imagem antiga foi usada de maneira ilustrativa para tratar de uma atividade que ainda iria ser realizada. O foto utilizada nas redes do presidente da república faz parte de um banco de imagem da Força Aérea Brasileira.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum