Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de setembro de 2019, 20h39

FAKE NEWS: Vitória de bolão de assessores do PT na Mega-Sena gera onda de notícias falsas

Notícia falsa diz que um suposto assessor chamado Miquéias Mendonça teria comprado carro de luxo antes de sorteio

Reprodução

Além de ataques pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e pelo jornalista Ricardo Amorim, da GloboNews, e de pedidos de CPI por parte de bolsonaristas, os assessores do PT que venceram a Mega-Sena desta quarta-feira (18) têm sido alvo de notícias falsas.

Checagens realizadas pelo Grupo Globo e pelo Correio Braziliense mostram que tem circulado uma informação falsa de que um dos vencedores do bolão comprou um carro de luxo três dias antes do sorteio. O nome divulgado (Miquéias Mendonça) não faz parte do quadro de funcionários do PT ou da Câmara, e a imagem usada se refere a um empresário.

A matéria mentirosa diz que esse homem teria salário de R$ 3,5 mil, que seria incompatível com o valor de um carro que teria comprado na semana anterior. Segundo a fake news, isso revelaria uma fraude milionária nas Loterias Caixa.

“O único Miquéias na listagem nominal de parlamentares e servidores disponível no site da Câmara dos Deputados tem outro sobrenome (e salário diferente). E trabalha no gabinete de um deputado do DEM”, diz checagem do O Globo. Sarah Peres, do Correio, destaca também que o tal Miquéias Mendonça não aparece como funcionário do PT no Portal da Transparência.

Os funcionários da Liderança do PT ganharam, através do Bolão Lula Livre, R$ 120 milhões. O prêmio será dividido entre 49 ganhadores, além de quatro copeiras que não entraram no último bolão, mas que participavam regularmente. Eles prometem ainda doar parte para o Acampamento Lula Livre, em Curitiba, e a maioria deve seguir trabalhando em Brasília.

Reprodução


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum