Falha em aplicativo do Ministério da Saúde dá brecha para certificados de vacinação falsos

Problema no ConectSUS facilita a vida de negacionistas que não querem se vacinar; apoiadores de Bolsonaro estão entre os principais beneficiados

Jair Bolsonaro e Marcelo Queiroga (Foto: Myke Sena/MS)
Escrito en POLÍTICA el

Uma falha no aplicativo ConectSus do Ministério da Saúde vem deixando mais fácil a vida de negacionistas que não querem se vacinar contra a Covid-19. O reconhecimento do Certificado Nacional de Vacinação por meio de QR Code estava com um problema que verificava a autenticidade de códigos aleatórios que nada tinham a ver com a vacinação.

Reportagem da agência Saiba Mais divulgada na segunda-feira (24) revelou a falha no ConectSUS. O portal testou diversos códigos QR aleatórios e o aplicativo do Ministério da Saúde reconhecia como válidos como comprovantes de vacinação contra a Covid. Isso abre margem para a validação de documentos falsos.

O passaporte de vacinação é uma medida usada em diversas cidades do país com o objetivo de garantir a presença apenas de pessoas imunizadas contra a Covid-19 em espaços fechados. O governo Jair Bolsonaro nunca foi um grande entusiasta da medida. Bolsonaro alega publicamente que não se vacinou e estimula seus apoiadores a fazerem o mesmo.

Em resposta ao portal Uol, o Ministério da Saúde informou "que identificou a falha na segunda-feira (24), e com a máxima agilidade efetuou a atualização do componente de validação de QR-Code do aplicativo ConecteSUS". O portal, no entanto, disse que realizou novos testes nesta quinta-feira (27) e o problema persiste.

A Fórum testou a funcionalidade e parece que já houve estabilização.