Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
11 de julho de 2018, 07h55

Fake news: Família de Toffoli quer investigação do MPF de foto com irmão beijando Lula

Fórum revelou que uma das pessoas a espalharem a falsa informação foi o jornalista da Jovem Pan e professor da ECA-USP, Cláudio Júlio Tognolli

A colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo, informa na sua coluna de hoje que a divulgação da foto de José Eduardo Dias Toffoli, irmão do ministro do STF, que tem síndrome de down, dando um beijo no rosto do ex-presidente Lula e que foi divulgada como sendo do desembargador Rogério Favreto, causou indignação em seus familiares.

O irmão mais velho que vive em Sorocaba teria dito em mensagem enviada a amigos: “A que ponto chegou a mentira. Quem está beijando o Lula é meu irmão José Eduardo, que ontem [dia 8] completou 49 anos de vida. Meu irmão Dú é o último dos nove filhos de Luís e Sebastiana Seixas Dias Toffoli e portador da síndrome de Down. A ele peço todo respeito e carinho que tanto merece”.

Ele estaria cobrando, ainda segundo a coluna, que o MPF investigue o caso pois Eduardo está “submetido à proteção do Estado” por portar síndrome de down.

Ontem a Fórum revelou que uma das pessoas a espalharem a falsa informação foi o jornalista da Jovem Pan e professor da ECA-USP, Cláudio Júlio Tognolli, que a retuitou.

O mesmo professor já havia divulgado durante o domingo o telefone celular do desembargador Rogério Favreto, o que rendeu uma movimentação nas redes sociais pedindo ao Sindicato dos Jornalistas e à Fenaj que investiguem o caso. O abaixo assinado sobre o caso já conta com mais de 2 mil assinaturas.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum