Feliciano pede a PGR que Petra Costa seja responsabilizada por crime contra segurança nacional

O deputado chama a cineasta de "louca" e diz que ela "abusa do direito de livre expressão do pensamento"

O deputado federal Marco Feliciano (Sem Partido-SP) entrou com uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) nesta terça-feira (4) pedindo que a cineasta Petra Costa, diretora do documentário “Democracia em Vertigem” – que concorre ao Oscar –, seja investigada por supostos crimes contra a segurança nacional e intolerância religiosa.

Na queixa, Feliciano diz que “a mesma [Petra Costa] é louca ou age com manifesta má-fé, o que configura abuso do direito de livre expressão do pensamento” por entrevista concedida a “CNN”. A informação foi divulgada pelo O Antagonista.

A entrevista referida, que na realidade foi feita ao jornalista Hari Sreenivasan, no programa Amanpour & Company, da rede PBS, gerou uma onda de ataques contra a cineasta por parte das milícias virtuais do bolsonarismo.

A própria Secretaria de Comunicação Social do governo Federal publicou um vídeo distorcendo algumas das declarações de Costa e colocando uma tarja escrito “Fake News” mesmo em trechos em que a cineasta expressava uma opinião, e não uma informação “jornalística”. Tal atitude fez a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) entrar com um pedido na PGR contra o órgão.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR