Feministas, antirracistas e torcidas organizadas se encontram na Paulista em protestos contra Bolsonaro

Movimentos antifascistas e em defesa da democracia se concentram no setor entre o Masp e a Rua da Consolação. Em menor número, grupos bolsonaristas também se reúnem perto do edifício da FIESP

Manifestantes contra Bolsonaro na Avenida Paulista
Escrito en POLÍTICA el

Nesta tarde de domingo (14), a Avenida Paulista se tornou cenário de mais um embate de atos políticos a favor e contra o governo de Jair Bolsonaro.

No setor que fica entre o edifício do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e a Rua da Consolação, um grande número de movimentos antifascistas está realizando sua concentração desde as 14h.

Os atos são realizados por coletivos feministas e antirracistas, torcidas organizadas de clubes de futebol (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Portuguesa), e movimentos sociais, como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

Entre as principais pautas dos movimentos nesta tarde estão a defesa da cassação da chapa Bolsonaro/Mourão e o repúdio às políticas do governo com relação à pandemia de covid-19. Também haverá vários atos contra o racismo policial.

Não muito longe dali, os grupos bolsonaristas, em menor número, se reúnem em frente ao edifício da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), nas proximidades da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio. Esses grupos defendem o fechamento do Congresso Nacional e do STF (Supremo Tribunal Federal), e maiores poderes ao presidente Jair Bolsonaro.

A tônica das manifestações dos últimos finais de semana, no que diz respeito a ação policial, foi a proteção e escolta, com relação às minorias governistas, e maior violência contra atos de opositores ao governo federal. Espera-se que isso mude na jornada deste domingo.