Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de setembro de 2018, 08h25

Fernando Pimentel é absolvido por unanimidade da acusação de caixa 2

O relator da ação no TRE, juiz Ricardo Matos de Oliveira, afirmou haver indícios de irregularidades contábeis, mas disse que não houve comprovação de caixa 2

Fernando Pimentel. Foto: Foto: Roosewelt Pinheiro/Abr

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), foi absolvido pelo TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) por 7 votos a 0 da acusação de caixa 2 referente à eleição de 2014.

O relator da ação no TRE, juiz Ricardo Matos de Oliveira, afirmou haver indícios de irregularidades contábeis, mas disse que não houve comprovação de caixa 2.

“Diante do conjunto probatório contido nos autos do qual não se extraem certezas, mas meras presunções, não se pode impor aos representados a grave penalidade prevista na norma – a cassação do cargo do governador eleito pela soberania popular”, concluiu o relator, que teve seu voto acompanhado pelos outros seis juízes da corte.

O julgamento começou na quinta-feira passada (30), mas foi interrompido por um pedido de vista e terminou nesta segunda-feira (3), com decisão unânime em favor do governador. A ação pedia a cassação de Pimentel e a perda dos direitos políticos por oito anos.

De acordo com a denúncia, o então candidato ao governo tinha conhecimento da existência de R$ 25 milhões de origem ilegal (caixa 2) em sua campanha em 2014.

Leia mais no UOL


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum