FHC diz ser contra impeachment e recomenda ter “paciência histórica” com Bolsonaro

“Eu fui presidente. Eu sei dos impulsos que você tem na Presidência. Você se irrita, muitas vezes, é difícil se autocontrolar”, disse ainda o ex-presidente

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comentou, nesta segunda-feira (2), em entrevista para a GloboNews, o vídeo divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) em uma rede social, na semana passada, com chamado para uma manifestação com críticas ao Congresso Nacional. FHC recomenda ter “paciência histórica” com Bolsonaro.

“Ele é presidente da República. Tem que ter paciência histórica”, disse.

“Eu fui presidente. Eu sei dos impulsos que você tem na Presidência. Você se irrita, muitas vezes, é difícil se autocontrolar. Acho que todo presidente apela ao povo. Pode apelar, falar com o povo, explicar ao povo. Mas não deve dar o sentido de ‘Olha, ou vocês vêm pra rua, ou…’. Não. Eu espero que as instituições sejam realmente consolidadas, disse.

Com relação a um provável impeachment de Bolsonaro, FHC afirmou ser contra: “Existe impeachment quando tem o povo contra, quando o governo para de governar e quando quem está no governo incorre contra a constituição. Não acho que seja o caso”, afirmou.

Já sobre a relação de Bolsonaro com a oposição, FHC afirmo que “o ódio é erro sempre. Na vida política democrática, você deve discordar, ter o direito de discordar. Sobretudo quem tem o poder, não pode querer esmagar a opinião do outro”, encerrou.

Temas

FHC