Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
11 de julho de 2019, 16h04

FHC sai em defesa de Aécio e acusa PSDB: “Jogar filiados às feras é oportunismo sem grandeza”

Ex-presidente respaldou o político mineiro, que passou a ser réu em dois processos instalados recentemente, um no STF e outro na Justiça Federal de São Paulo. Sua postura com o colega de partido se contradiz com a que teve contra seu rival, Lula da Silva, para quem ele sempre dedicou condenações morais antes de sentença definitiva na Justiça

O processo interno que pode levar o PSDB a expulsar o deputado mineiro e ex-presidenciável do partido Aécio Neves levou uma de suas grandes, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a se manifestar em seu Twitter. E o fez em defesa do político mineiro, acusando a sigla de “jogar filiados às feras sem esperar decisão da Justiça”.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Segundo o ex-mandatário, “O PSDB tem um estatuto e uma comissão de ética. Há que respeitá-los. Jogar filiados às feras, principalmente quem dele foi presidente, sem esperar decisão da Justiça, é oportunismo sem grandeza. Não redime erros cometidos nem devolve confiança”.

Recentemente, Aécio Neves se tornou réu em dois processos, um no STF (Supremo Tribunal Federal), em abril, e outro na Justiça Federal de São Paulo, dias atrás, por crimes de corrupção e obstrução à Justiça. Ele também é alvo de outros processos por corrupção que estavam parados devido ao seu foro privilegiado, mas que podem ser retomados agora com a mudança nas regras – que é o que possibilitou a instalação dos dois já mencionados.

Já a expulsão de Aécio do PSDB nasce de um pedido do diretório do PSDB de São Paulo aprovado de forma unânime, e que será analisado pelo conselho de ética do partido. A medida também foi defendida publicamente pelas duas figuras com mais poder no PSDB paulistano: o governador João Doria e o prefeito da capital, Bruno Covas.

Sobre Fernando Henrique Cardoso, sua mensagem contra a condenação moral de Aécio antes de um pronunciamento definitivo da Justiça a respeito contrasta com as muitas vezes em que ele fez exatamente isso contra seu desafeto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum