Filha do miliciano Jerominho é nomeada em cargo no governo Cláudio Castro

Nomeação de Helen Guimarães, da família Jerominho, aconteceu no mesmo dia em que o governador do Rio iniciou um questionável programa de segurança pública

Helen Patricia e Jerominho | Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Helen Patricia Guinâncio Guimarães, filha do ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, foi nomeada para cargo de confiança no governo do Rio de Janeiro, chefiado pelo governador bolsonarista Cláudio Castro (PL). Jerominho ficou 10 anos e 10 meses preso após ser condenado por chefiar a milícia Liga da Justiça, a maior da cidade, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, alvo da CPI das Milícias em 2008.

Reportagem de Gabriel Barreira e Márcia Brasil, na TV Globo, mostra que Helen Patrícia foi nomeada na última quarta-feira (19) para o cargo de assistente II na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. O secretário Marcelo Queiroz (PP) assinou a nomeação.

Além de filha de Jerominho, Helen é sobrinha do ex-deputado estadual Natalino Guimarães, outro chefe da milícia Liga da Justiça, irmã de Luciano Guimarães, condenado a mais de 35 anos por homicídio, extorsão e formação de quadrilha, e ex-esposa de André Malvar, braço operacional da milícia e considerado um dos 20 presos mais perigosos do Rio de Janeiro.

Helen chegou a ser investigada pela Polícia Federal como uma das "caras novas" da família Jerominho alçadas com o objetivo de reconquistar espaço na política.

A nomeação de Helen aconteceu no mesmo dia do início do programa Cidade Integrada, uma releitura das fracassadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) lançada em pleno ano eleitoral. Entre os objetivos do programa de Castro estaria a de retomar territórios comandados por milicianos.

Após os questionamentos da Globo, o governo do Estado anunciou que iria revogar a nomeação, mas não informou quem indicou Helen para o posto.