Filiação de Datena ao PSD vira dúvida com chance de chapa Lula-Alckmin

“O movimento é outro”, disse Datena, em relação às mudanças no cenário político após acerto com Kassab

Datena - Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O apresentador José Luiz Datena desistiu de se filiar ao PSD nesta quarta-feira (24) como estava programado. Ele declarou que o quadro político mudou muito desde que ocorreu o acerto dele com o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente nacional do partido.

Datena afirmou, ainda, que continua próximo do PSD, porém, conversa com outros partidos.

O apresentador mencionou que entre os fatores responsáveis pela mudança de planos está a possibilidade de o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de saída do PSDB, ser vice do ex-presidente Lula (PT) nas eleições para presidente em 2022.

“De uma semana para cá, mudou o mundo. Uma implosão política aí. Então, cada um tem o seu tempo para escolher. Por que não posso ter o meu tempo?”, questionou, em entrevista a Nathan Lopes, no UOL.

No momento em que conversou com Kassab, a proposta era de que Datena saísse como candidato ao Senado, seguindo uma chapa ao governo de São Paulo encabeçada por Alckmin, que se filiaria ao PSD, com o ex-governador Márcio França (PSB) como vice.

“Agora, qual a possibilidade de isso acontecer, eu não sei qual é. Se Alckmin não sair a governador pelo PSD e ser vice do Lula, como vai ficar a situação política? Se o Márcio França decidir sair de vice para acompanhar o [Fernando] Haddad [do PT], o Lula. O movimento é outro”, destacou.

“Estou esperando o movimento dos outros. Senão, me vejo na posição de aliado de quem eu não queria ser”, disse.

Apresentador disse que tem outros convites para se filiar, mas não pode revelar

Ainda sobre sua filiação, Datena afirmou que avalia propostas, como a do PDT, de Ciro Gomes. “Tenho outros convites que ainda não posso falar porque não foram liberadas as negociações. Por enquanto, a definição mais clara é o caminho do PSD, mas não é definitivo”.

O jornalista disse, também, que deixou em aberto para Kassab a possibilidade de ser candidato a governador pelo PSD, caso Alckmin opte por outro rumo. “Não sei qual é a pretensão de cada um deles. Se a do Kassab é fechar com o Lula lá na frente”.

“Mas eu não dependo do Alckmin. Ele pode fechar com o Lula e eu fechar com o Kassab para Senado ou governo do estado. Provavelmente Senado. Gostaria de estar ao lado do Alckmin desde que ele esteja com gente que eu queira estar também”, acrescentou Datena.