Flávio Dino aponta nazismo em discurso de Bolsonaro: “Bons sobrevivem e maus morrem”

Governador diz que fala do presidente sobre ter sido atleta e, por isso, não sofre com coronavírus reproduz visão eugenista de que "somente os fracos morrerão"

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (25), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), disse que o discurso do presidente Jair Bolsonaro minimizando a pandemia do coronavírus possui visões nazistas e eugenistas. Governador destaca trecho em que o ex-capitão reforça uma visão de que, na pandemia, apenas os “bons” sobrevivem.

“Nazismo é entendido como a síntese de alguns valores, como o extremismo, a violência, o belicismo, com a minimização da dignidade da vida humana. E isso está, infelizmente, presente nas visões quase que eugenistas [do presidente], segundo as quais os bons sobreviverão e os maus morrerão”, comenta Dino.

“Basta ouvir as palavras escandalosas do presidente da República, se autoproclamando um atleta, dizendo que teve, tem, ou terá – sabe-se se lá, porque ele não mostrou o exame – uma ‘gripezinha’ e que somente os fracos morrerão. Isto é nazismo”, continuou.

Dino disse ainda que discurso do presidente foi repleto de declarações “confusas” que confrontam o preceito da Constituição de que “toda vida é sagrada”. No discurso desta terça, Bolsonaro voltou a atacar os meios de comunicação e governadores, além de repetir que há uma “histeria” em torno do coronavírus e defendeu o fim do isolamento social.

Confira:

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR