Flávio Dino defende aumento de taxação de bancos e grandes fortunas

Em entrevista, Dino ainda afirmou que o STF "permitiu" o golpe contra Dilma Rousseff, abrindo caminho para uma ruptura institucional, que resultou na eleição de Bolsonaro

Flávio Dino (Foto: Divulgação)
Escrito en POLÍTICA el

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), defendeu um aumento da taxação sobre bancos e grandes fortunas como forma de reduzir a desigualdade social no país.

“Um bom exemplo que falta hoje para o Brasil é aquele que tem iate, helicóptero, jet-ski, patrimônios milionários, os bancos que têm lucros gigantescos, se submeterem ao regime tributário praticado na OCDE”, afirmou em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, divulgada na noite deste domingo (1°), no SBT.

“Já que a OCDE, o clube dos países ricos, é o modelo para o atual governo, basta praticar a média dos tributos sobre os ricos e o Brasil anda melhor”, complementou, alfinetando o "namoro" de Jair Bolsonaro com o presidente dos EUA, Donald Trump, para alçar o Brasil ao organismo multilateral.

Na entrevista, Dino ainda afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) "permitiu" o golpe contra Dilma Rousseff, abrindo caminho para uma ruptura institucional, que resultou na eleição de Bolsonaro.

“Então o Supremo participou do ‘golpe’?”, questionou Fernando Rodrigues. “Na verdade, permitiu. Porque havia uma conjuntura naquele momento de isolamento político e uma crise econômica. E o Supremo, naquele momento, adotou uma postura chamada de autocontenção, de autorrestrição ou de autolimitação. Ou seja, Supremo resolveu não intervir. Atuou como guardião das regras do jogo. Lembra-se que teve uma liminar do ministro Barroso na ocasião e o ministro Lewandowski foi lá presidir 1 processo posto no Senado e o Supremo optou por nunca julgar se havia ou não causa legítima”

Para Dino, "se não tivesse ocorrido o impeachment, não existiria Bolsonaro".

“O arranjo da nova República teria continuado de pé. O bolsonarismo é a corrente política da direita, que destrói o pacto político que foi feito, quando da Constituinte, aliás, quando das Diretas Já, antes, e ele rompe com esse pacto. Não teria ocorrido esta ruptura se não tivesse ocorrido a ruptura do impeachment”.