Flávio Dino encaminha pedido de filiação ao PSB

Ato de filiação será na terça-feira (22), juntamente com a do deputado federal Marcelo Freixo. "Minha presença e a do Freixo ajudam na intensificação do diálogo com Lula"

Flávio Dino (Foto: Divulgação) Créditos: Governo do Maranhão
Escrito en POLÍTICA el

Menos de 24 horas após anunciar a saída do PCdoB, o governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou na manhã desta sexta-feira (18) que está encaminhando a documentação para filiação ao PSB. A filiação será na terça-feira (22), juntamente com a do deputado federal Marcelo Freixo, que deixou o PSOL.

"Hoje encaminharei meu pedido de filiação ao PSB, por intermédio do presidente @csiqueirapsb. Já comuniquei aos colegas governadores @PauloCamara40 e @Casagrande_ES. Filiação será na terça, 11h, junto com o amigo e líder @MarceloFreixo", tuitou Dino às 8h19.

https://twitter.com/FlavioDino/status/1405847580710473734

Em entrevista ao jornal O Globo, Flávio Dino afirmou que a filiação dele e de Freixo ao PSB ajudam no diálogo do partido com Lula, segundo ele uma "figura imprescindível para o campo da esquerda no Brasil".

"O PSB integrou o campo liderado pelo ex-presidente Lula desde 1989. Quando Lula foi candidato a primeira vez, o vice foi indicado pelo PSB, o então senador Bisol. Essa relação vem de longa data. Houve um distanciamento recente, mas acredito que isso já está superado. A minha presença e a do Freixo ajudam na intensificação desse diálogo, porque o ex-presidente Lula é figura imprescindível para o campo da esquerda no Brasil", afirmou.

O Blog do Rovai já havia adiantado em 3 de junho que Dino poderia se filiar ao PSB, mesmo antes do PCdoB decidir sobre fusão para a formação do Socialistas.

Lideranças lamentam desfiliação do PCdoB

Após o anúncio de que deixaria o PCdoB, diversas lideranças do partido lamentaram a decisão do governador do Maranhão. Dino era o único governador do PCdoB. "Com alegria estive na filiação de Flávio Dino. Orgulhoso, estive ao seu lado em cada construção política. Com emoção vivi momentos sensíveis, pra ele e pra mim. Triste com a saída do PCdoB! Partido Comunista é como um trem, tem um destino. Avante, camaradas! Abraço, Flávio!", disse o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP).

Ao comunicar sua desfiliação pelas redes sociais, Dino desejou "êxito ao Partido na sua caminhada em defesa de uma Pátria Livre e Justa. Uma grande Frente da Esperança é um vetor decisivo para um novo ciclo de conquistas sociais para o Brasil. A tal tarefa seguirei me dedicando”.