Flávio Dino vai ao STF para importar vacina aprovada por agências sanitárias de outros países

"Com isso, estados poderão atuar, se governo federal não quiser", afirmou o governador do Maranhão diante da inércia da Anvisa

Escrito en POLÍTICA el

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou nas redes sociais, nesta terça-feira (8), que busca autorização no Supremo Tribunal Federal (STF) para importar vacinas contra a Covid-19 que foram reguladas por agências sanitárias de outros países.

"Ingressei ontem com ação judicial no Supremo. Objetivo é que estados possam adquirir diretamente vacinas contra o coronavírus autorizadas por Agências sanitárias dos Estados Unidos, União Europeia, Japão e China. Com isso, estados poderão atuar, se governo federal não quiser", escreveu no Twitter.

https://twitter.com/FlavioDino/status/1336265601162031104

Há um temor por parte de governadores, parlamentares e autoridades sobre possíveis dificuldades de aprovar vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme divulgado em reportagem da Reuters, nesta segunda-feira (7), algumas pessoas acreditam que o presidente Jair Bolsonaro pode querer usar a Anvisa de forma política, como estratégia do mandatário para 2022.

Também há um temor de que o presidente acelere a aprovação da vacina a aliados e retarde aos rivais, como é o caso do governador de São Paulo João Doria (PSDB).

A Anvisa hoje está repleta de aliados de Bolsonaro. A última indicação de Bolsonaro ao órgão, por exemplo, foi do tenente-coronel reformado do Exército Jorge Luiz Kormann, nomeado para assumir um dos cinco cargos de diretoria da Anvisa. O militar, no entanto, não tem experiência na área.

Leia a íntegra da ação abaixo: