Flordelis é titular da Secretaria da Mulher, mas não deve concorrer ao comando do bloco

Deputada eleita na onda bolsonarista é ré em processo que investiga o assassinato do marido, pastor Anderson Gomes. Todas as mulheres da Câmara integram a secretaria

Flordelis (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Ré no inquérito que investiga o assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo, a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) aparece como membro titular da Secretaria da Mulher da Câmara. A parlamentar apoiou ao candidato de Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL), que foi eleito presidente da casa.

O cargo foi atualizado na página oficial da deputada no site da Câmara nesta segunda-feira (2). No entanto, todas as mulheres parlamentares são automaticamente incluídas nessa secretaria.

Em entrevista à CNN Brasil, a deputada Professora Dorinha (DEM-TO), coordenadora da bancada feminina e atual secretária, afirmou que a partir desta segunda-feira, todas as 79 deputadas passaram a ter a mesma informação em suas páginas no site da Câmara e que Flordelis nunca se colocou como candidata.

“Ela (Flordelis) nunca se colocou e nem é candidata quando formos realizar a eleição que deve ocorrer no final de março”, disse Dorinha.

Segundo informações levantadas pela Fórum, a deputada faz parte de um bloco que terá direito à uma das 8 vagas de coordenadoras, mas isso não quer dizer que ela colocou o nome dela nem que as deputadas irão elegê-la. Toda e qualquer parlamentar do bloco tem o direito a se candidatar e é eleita pelas outras deputadas.

A Secretaria da Mulher não é um cargo em disputa na eleição da Mesa Diretora da Câmara, prevista para esta quarta-feira, e não está atrelada às indicações para presidência e composição de comissões.

Criada em 2013, a Secretaria uniu a Procuradoria da Mulher, criada em 2009, e a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, que representa a Bancada Feminina.

Entre as atribuições da secretaria estão "fiscalizar e acompanhar programas do Governo Federal, receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher e cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos da mulher".

"Deus é maior"
Nas redes sociais, Flordelis transmitiu ao vivo o final da votação e comemorou a vitória de Lira. "Deus é maior", diz ela em vídeo.

Atualizada ás 11h45 com informações da deputada professora Dorinha

Atualizada às 14h30 com mudança no título da matéria