Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de julho de 2019, 18h23

FórumCast: Prisão dos hackers faz parte de uma “narrativa burlesca e farsante”, diz Sergio Amadeu

"Não existe processo em curso para investigar as práticas criminosas de Sergio Moro e nem da equipe da Lava Jato. Há um abafamento geral e isso compromete o Estado de Direito”

O sociólogo e professor da Universidade Federal do ABC Sergio Amadeu comentou sobre a prisão dos supostos hackers que teriam invadido os celulares de Sergio Moro e dos procuradores da Lava Jato. Segundo a PF, o hacker de Araraquara Walter Delgatti Neto teria obtido as mensagens entregues ao site The Intercept Brasil, que mostram o conluio entre o ex-juiz e a equipe da força-tarefa para a condenação de réus e outras ilegalidades. Para Amadeu, trata-se de uma “narrativa burlesca e farsante”.

O professor, que é pesquisador de cibercultura e membro da comunidade do software livre, foi entrevistado pelo jornalista Gil Luiz Mendes, na edição 15 do FórumCast, o podcast da Fórum, que aborda o que há por trás da prisão dos hackers. De acordo com Amadeu, passou-se a desconsiderar as denúncias trazidas pelo The Intercept, “os crimes são encobertos por um suposto crime de hackeamento”.

Amadeu lembra que a operação da PF que prendeu os hackers remete a práticas comuns nas periferias dos grandes centros urbanos. “Passa-se a imputar a alguém um crime, um laranja que pague por um crime. A pressão sobre ele obriga que ele assuma esse crime.” No passado, conforme explicou, era utilizada a tortura, agora são feitos acordos.

“É uma armação clara. Que não pode prosperar numa democracia. É preciso denunciar os desvios absurdos que estão acontecendo agora. Não existe processo em curso para investigar as práticas criminosas de Sergio Moro e nem da equipe da Lava Jato. Há um abafamento geral e isso compromete o Estado de Direito”, afirma. Para ele,  no comando da PF, Sergio Moro tem plena condição de acobertar os crimes que cometeu e levar a condição de ilegalidade o jornalista que o denunciou. “É uma narrativa burlesca e farsante.”

O colunista da Fórum Cleber Lourenço acredita que a prisão dos hackers “desvia a atenção do que realmente importa e é um pretexto para uma escalada autoritária no Brasil”. Já o editor da Fórum Renato Rovai acredita que se está criando uma “narrativa para a prisão e deportação de Glenn Greenwald e um novo AI-5”.

Ouça o FórumCast:


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum