Fraude? Vereador de BH quer impeachment de Bolsonaro ou anulação das eleições

"Se ele não apresentar as provas, eu ingressarei com um pedido de impeachment. E se ele apresentar as provas, ótimo. Eu ingressarei com um pedido de anulação da eleição", disse Gabriel Azevedo (sem partido)

Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

As articulações para um possível processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro estão a todo o vapor. Para muitos parlamentares e juristas, o incentivo do presidente às manifestações que acontecerão em 15 de março e que pedirão o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) já configura crime de responsabilidade passível de impedimento. Nesta segunda-feira (9), o capitão da reserva deu mais um motivo para que opositores pensem em impeachment: ele disse que a eleição de 2018, na qual ele saiu vitorioso, foi fraudada.

O vereador de Belo Horizonte Gabriel Azevedo (sem partido) é um dos que já se preparam para emparedar Bolsonaro. Em entrevista à Rádio Itatiaia nesta terça-feira (10), ele afirmou que entrará com um pedido de impeachment contra Bolsonaro caso ele não apresente provas de que a eleição, de fato, foi fraudada. O político disse ainda que, caso Bolsonaro apresente provas, pedirá a anulação do pleito.

"Ele está tentando contra o Poder Judiciário, que coordena o processo eleitoral. Isso não é papel de chefe de Estado e chefe de governo. Portanto, se ele não apresentar as provas, eu ingressarei com um pedido de impeachment. E se ele apresentar as provas, ótimo. Eu ingressarei com um pedido de anulação da eleição, porque eleição com fraude não é legítima", afirmou Azevedo.

No início desta tarde, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma nota rebatendo Bolsonaro e reafirmando a credibilidade do sistema de votação.

Requerimento na Câmara

Também nesta terça-feira (10), o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) informou que entrou com um ofício na Câmara para que o presidente Jair Bolsonaro apresente provas sobre a fraude que disse ter existido na eleição de 2018.

Impeachment

Além do requerimento sobre a suposta fraude na eleição, Frota já havia afirmado, no final de semana, que vai entrar com um pedido de impeachment contra Bolsonaro pelo incentivo do presidente às manifestações do dia 15 de março que pedirão o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Maia não descarta impeachment

Na semana passada, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), teria dito nos bastidores que estaria disposto a abrir um processo de impeachment contra Bolsonaro caso receba um pedido "bem fundamentado".