Freixo diz que espera que Ciro desista da candidatura em 2022 e apoie Lula

Freixo, que deve se filiar ao PSB para ser candidato ao governo do Rio com apoio do PSOL, PT e PCdoB, diz que aliança com o PDT depende do que acontecerá com a candidatura do Ciro Gomes à Presidência

Lula e Marcelo Freixo (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Após anunciar sua desfiliação do PSOL nesta sexta-feira (11), o deputado federal Marcelo Freixo (RJ) fez um apelo para que Ciro Gomes (PDT) - "com quem tenho uma boa relação" - desista da candidatura à Presidência da República em 2022 e apoie o ex-presidente Lula.

“Ciro é uma pessoa muito bem preparada e com quem tenho boa relação. Mas as pesquisas mostram que não há espaço, neste momento, para duas candidaturas do mesmo campo. Espero que até a véspera da eleição amadureça a necessidade de união e isso mude”, disse Freixo à Carta Capital.

O deputado deve se filiar ao PSB para ser o candidato de uma frente ampla ao governo do Rio, que já conta com PT, PSOL e PCdoB.

Freixo disse que a volta de Lula ao "tabuleiro eleitoral" mexeu com o cenário e que conversa com o PDT para que faça parte da coalisão progressista no Rio.

"A volta do Lula ao tabuleiro eleitoral mexeu com o cenário, inclusive nos estados. No Rio, o PT de imediato abriu mão de lançar um candidato e indicou apoio a uma grande aliança. O PSB, o PCdoB e o PSOL idem. Com o PDT estamos conversando, mas ainda depende do que acontecerá com a candidatura do Ciro Gomes à Presidência”, afirmou à revista.