Freixo lidera corrida pelo governo do RJ com 25%, diz pesquisa

Atual governador do estado, Claudio Castro (PL) aparece em segundo lugar de acordo com levantamento da RealTime Big Data

Marcelo Freixo (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa da RealTime Big Data encomendada pela Record TV sobre a disputa pelo governo do Rio de Janeiro, divulgada nesta sexta-feira (1), aponta que o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) é, atualmente, o favorito para vencer o pleito.

Costurando uma aliança com o PT, Freixo aparece com 25% das intenções de voto. Ele é seguido pelo atual governador do estado, Claudio Castro (PL), que soma 18%.

O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), é o terceiro colocado, com 9% das intenções de voto. Fecha a lista o atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, que tem a preferência de 2% dos eleitores. Brancos e nulos somam a alta marca de 37%, enquanto 9% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

A RealTime Big Data também estimulou um cenário sem contar com a candidatura de Santa Cruz. Nesta situação, Freixo segue na liderança, com os mesmos 25% de intenções de voto, tal como Claudio Castro, que mantém os 18% do outro cenário.

Já Rodrigo Neves, nesta simulação, oscila um ponto percentual e vai a 10%. 38% dizem que vão votar em branco ou nulo, enquanto 9% não sabem ou não responderam.

O levantamento contou com 1200 entrevistas feitas em todo o estado do Rio de Janeiro entre os dias 28 e 29 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.