Frente Nacional de Prefeitos critica "ranking" produzido pelo governo e afirma que Bolsonaro atrapalhou combate à pandemia

"O documento preparado pelo Palácio do Planalto e enviado a parlamentares, com nomes de governantes de cidades que mais têm casos de COVID-19 tem o objetivo de imputar responsabilidades, evidenciando o ânimo de apontar culpados", diz em nota

Reprodução/YouTube
Escrito en POLÍTICA el

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou uma nota nesta terça-feira (11) criticando o relatório elaborado pelo governo de Jair Bolsonaro que relacionava prefeitos e governadores com os números da pandemia do novo coronavírus em cada localidade.

"A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) se manifesta, mais uma vez, lamentando a postura do Governo Federal de promover o confronto com prefeitos e governadores, ou seja, um confronto federativo. O documento preparado pelo Palácio do Planalto e enviado a parlamentares, com nomes de governantes de cidades que mais têm casos de COVID-19 tem o objetivo de imputar responsabilidades, evidenciando o ânimo de apontar culpados", diz trecho da nota.

Segundo a FNP, "desde o início da pandemia o governo federal tem se esquivado das responsabilidades" e "atrapalha medidas implementadas por prefeitos e governadores para salvar vidas".

"As experiências internacionais comprovam que as ações coordenadas são as mais eficazes para enfrentar a Covid-19, como vimos em reuniões com governantes locais de 18 países, promovidas pela FNP", afirmam.

O texto é uma resposta ao "ranking" produzido pela Secretaria de Governo e entregue a aliados de Bolsonaro. Nele, estados e municípios são classificados de acordo com o número de casos e óbitos. O nome dos gestores aparece em destaque.

Confira aqui o relatório

Com informações de Uol, O Globo e Poder 360