Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
26 de julho de 2019, 13h55

Fundação Liberdade de Imprensa dos EUA faz novo alerta sobre escalada do autoritarismo no Brasil

"O governo brasileiro deve imediatamente cessar suas táticas de intimidação contra Glenn Greenwald e o The Intercept Brasil", publicou, em inglês, a Freedom of the Press Foundation

Foto: Isaac Amorim/MJSP

Com as tentativas do ministro da Justiça, Sérgio Moro, de criminalizar o The Intercept Brasil e seu editor, Glenn Greenwald, a Freedom of the Press Foundation decidiu lançar, nesta sexta-feira (26) um novo alerta sobre o Brasil. No Twitter, a organização classificou que há uma escalada na crise contra a liberdade de imprensa no país.

“A crise contra a liberdade de imprensa no Brasil está em escalada. Jornalistas tem o direito de fazer seu trabalho sem medo de prisão. O governo brasileiro deve imediatamente cessar suas táticas de intimidação contra Glenn Greenwald e o The Intercept Brasil“, publicou, em inglês, no Twitter em referência a uma postagem de Glenn denunciando o papel de Moro.

“Impensável em qualquer democracia: o ministro da Justiça Sérgio Moro está comandando a investigação sobre o nosso jornalismo ainda que sua corrupção foi o que nós expusemos. Ele está ameaçando revisar uma lei de segurança nacional da era ditatorial para me prender por reportar”, diz, em inglês, o tuíte de Glenn que foi compartilhado pela fundação.

A mensagem foi publicada antes da portaria 666, que prevê extradição sumária para estrangeiro que for considerado “pessoa perigosa”. O editor do Intercept considerou a medida uma forma de terrorismo direcionada contra ele.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum