Petroleiros anunciam suspensão provisória da greve para negociar acordo coletivo no TST

Sindicatos da categoria ainda votam em assembleia nesta quinta (20) para decidir se acatam ou não a suspensão

Petroleiros paralisados na Greve Geral (Foto: FUP)
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao vivo à Fórum, o diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e ocupante do Edise, Tadeu Porto, confirmou que o movimento está cessando temporariamente a greve dos trabalhadores da Petrobras. A decisão atende uma das condições colocadas pelo ministro Ives Gandra para mediar questões do acordo coletivo dos trabalhadores no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

"Foi uma grande conquista da nossa brigada petroleira. Tá no DNA da nossa organização tanto a negociação quanto a greve e colocamos muito claro para o Ives que o nosso acordo coletivo estava sendo descumprido e que nós precisamos negociar em alguma esfera. O Ives se mostrou aberto para conversar com a gente e por isso vamos suspender a greve provisoriamente", contou o líder do movimento.

Na entrevista, Tadeu Porto também lembrou que cada sindicato do setor tem autonomia para decidir sobre acatar ou não com a suspensão da greve. "Grandes decisões como essa sempre tem que ser tomadas através do voto da categoria", contou. Os sindicatos devem votar nesta quinta-feira (20) em assembleias.

"Fazer uma greve desse tamanho não é fácil. Já tem gente suspensa, as advertências já chegaram, ameaças de demissão acontecem o tempo todo. Estamos juntando as provas de assédio, que não são poucas, foram mais de mil advertências até agora. O assédio é gigantesco, mas estamos sofrendo isso desde o começo da greve e conseguimos superar até agora", contou.

A reunião com o ministro está marcada para sexta-feira (20) e, conforme o teor das negociações, os petroleiros podem decidir em voltar com as paralisações.

Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=dGi1_4DxONg