Fux responde ataques de Bolsonaro em nome do STF nesta quarta-feira

Durante encontro virtual, ministros da Corte usaram palavras como "absurdo" "golpista" "fascista" para classificar os discursos do presidente

Luiz Fux - Foto: Arquivo
Escrito en POLÍTICA el

As ameaças do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) contra o Supremo Tribunal Federal (STF) durante os atos de 7 de setembro foram recebidas com indignação pelos ministros da Corte. O presidente do tribunal, ministro Luiz Fux, fará um pronunciamento no início da sessão nesta quarta-feira (8), para rebater os mais novos ataques do chefe do Executivo.

Fux vai rebater o aviso dado por Bolsonaro de que não cumprirá qualquer determinação proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, principal alvo dos discursos do presidente da República e relator de inquéritos que o investigam no STF.

De acordo com o Globo, o presidente da Corte deixará claro que, caso de fato desrespeite ordem judicial do Supremo, seja de qual for o ministro, Bolsonaro vai incorrer em crime de responsabilidade - o que pode ensejar um pedido de impeachment.

O fato de adiar o pronunciamento e falar por todos os ministros tem como objetivo dar um caráter institucional ao movimento, como já ocorreu em episódios semelhantes.

A decisão do pronunciamento foi tomada em reunião virtual com nove dos dez integrantes do tribunal - apenas Dias Toffolli não compareceu. Durante o encontro, palavras como "absurdo" "golpista" "fascista" foram usadas para classificar os discursos de Bolsonaro.

Com informações do Globo