Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
12 de fevereiro de 2019, 10h43

Fux suspende ações penais em que Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal

As duas investigações foram abertas a partir da entrevista em que Bolsonaro disse, em 2014, que a também deputada Maria do Rosário (PT/RS) não merecia ser estuprada, porque era “muito feia”

Foto: PR/STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu até o fim do mandato, em 2022, as duas ações penais em que o Jair Bolsonaro (PSL) é réu na Corte. A informação é do repórter André de Souza, na edição desta terça-feira (12) do jornal O Globo.

As duas investigações foram abertas a partir de uma entrevista em que o deputado Bolsonaro disse, em 2014, que a também deputada Maria do Rosário (PT-RS) não merecia ser estuprada, porque era “muito feia”.

Próximo ao clã Bolsonaro, Luiz Fux também é o autor da decisão liminar – derrubada posteriormente por Marco Aurélio Mello – que atendeu o pedido de Flávio Bolsonaro (PSL/RJ) para suspender as investigações sobre o ex-assessor, Fabrício Queiroz.

Enquanto for presidente, Bolsonaro só pode ser investigado por supostos crimes cometidos quando já assumiu o cargo. Fux também suspendeu os prazos prescricionais. Isso significa que, enquanto Bolsonaro for presidente, o tempo que passar não será contado para a prescrição.

Segundo a reportagem, os dois processos poderiam ter tido desfecho diferente. Em 1º de fevereiro de 2018, no primeiro dia dos trabalhos do STF no ano, Fux, que é o relator das duas ações penais de Bolsonaro, disse que a Primeira Turma da Corte deveria julgar os processo nos meses seguintes. Depois disso, porém, ele autorizou o adiamento de alguns depoimentos nos processos, não marcou o interrogatório de Bolsonaro e nunca os levou a julgamento.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum