General Heleno comemora decisão do TRF-4 que afronta o STF: "Sopro de coerência"

Para o chefe do GSI, decisão do TRF-4 em aumentar a pena do ex-presidente "varre" o Brasil com um "sopro de honestidade, coerência, sabedoria, imparcialidade e isenção"

General Heleno - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el
O general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo de Jair Bolsonaro, celebrou na noite desta quarta-feira (27) a decisão do TRF-4 em aumentar a pena do ex-presidente Lula no caso do sítio em Atibaia para 17 anos, 1 mês e 10 dias. Para ele, medida do tribunal "varre" o país com um "sopro de coerência".
"O TRF4 varre outra vez o Brasil com um sopro de honestidade, coerência, sabedoria, imparcialidade e isenção. Brasileiros de bem recuperam a esperança na justiça; desonestos choram e esperneiam. Obrigado, Des Thompson Flores, Gebran Neto e L. Paulsen", escreveu o general, agradecendo ao presidente do TRF-4, Thompson Flores, ao relator João Pedro Gebran Neto e ao revisor Leandro Paulsen.
Decisão do tribunal forma maioria em contrariedade com orientação do STF, que defendia que voltassem a fase de alegações finais os processos em que réus delatados não apresentaram alegações finais após réus delatores. Defesa de Lula, no entanto, sustenta que tribunal fez julgamento político e cometeu novas ilegalidades.
Ao comentar sobre a prisão do ex-presidente, em outra ocasião, Heleno chegou a se exaltar e desejou a Lula "prisão perpétua". Durante encontro com Jair Bolsonaro e jornalistas, o chefe do GSI levantou a voz e bateu na mesa, irritado: "Na minha opinião, e eu sempre tive essa opinião. É minha, hein? Não é do presidente, é minha: um presidente da República desonesto tinha que tomar uma prisão perpétua. Isso é um deboche com a sociedade", disse.
Ainda, ao falar sobre o pronunciamento proferido pelo ex-presidente em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), no marco do seu primeiro dia em liberdade depois de deixar a Superintendência da PF em Curitiba, Heleno, que disse que prepararia um AI-5 a pedido do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), afirmou que Lula atacou o presidente e as instituições.
“Lula, em seu discurso, mostra quem é e o que deseja para o país. Incita a violência (cita povo do Chile como exemplo), agride várias instituições, ofende o Presidente da República e mostra seu total desconhecimento sobre carreira militar”, tuitou.
[embed]https://twitter.com/gen_heleno/status/1199861542075932679[/embed]