"Genocida": Bolsonaro volta a ser alvo de protestos em Roma; assista

Presidente está na Itália para cúpula do G-20; desde sexta-feira, manifestantes enfrentam Bolsonaro

Bolsonaro em Roma | Foto: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro voltou a ser alvo de protestos em Roma neste sábado (30). O mandatário fica na capital italiana até domingo para a cúpula do G-20.

Vídeo divulgado pelo portal Metrópoles mostra o presidente sendo chamado de "genocida", "vergonha do país", "fascista" enquanto passeia por Roma. Há também muitos gritos de "Fora Bolsonaro".

Na sexta-feira também houve protestos. Ao passear pelo Panteão, monumento mais bem conservado da Roma Antiga, o chefe do Executivo foi alvo de uma forte vaia de pessoas que estavam na rua. Bolsonaro estava acompanhado de assessores e de seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e, apesar do protesto estrondoso, acenou e fingiu que estava sendo aclamado.

Fake News no G20

Durante conversa com líderes de outros países do G20 Bolsonaro falou diversas mentiras sobre a situação do Brasil. Em uma roda de conversa com Recep Erdogan, presidente da Turquia, afirmou que a economia do Brasil está indo bem. O futuro chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, estava na conversa, mas saiu antes de Bolsonaro terminar de falar.

“Está tudo bem [no Brasil]. A economia está voltando bem forte. A mídia como sempre atacando. Estamos resistindo bem”, declarou. Ele ainda disse que tem "um apoio popular muito grande".

Mais protestos

Em Anguillara Veneta, cidade onde Bolsonaro deve receber honraria concedida por prefeita de extrema-direita, manifestantes fizeram protesto.

Indignados com a concessão de cidadania honorária para Bolsonaro, os integrantes do grupo ambientalista “Rise Up 4 Climate Justice” picharam a sede da prefeitura da cidade. A frase “Fora Bolsonaro” estampou a parede do prédio oficial. Além disso, os manifestantes espalharam tintas coloridas pela fachada.

Diocese de Pádua, localizada em Anguillara Veneta, também reagiu à concessão do título de cidadão honorário dado pela prefeita Alessandra Buoso. Os frades decidiram que, na próxima segunda-feira (1), data em que Bolsonaro estará no local, não o receberão na basílica de Santo Antônio.

O prefeito de Pádua, província onde fica localizada Anguillara Veneta, Sergio Giordani, de centro-esquerda, também informou que não está programando nenhum encontro e que sua agenda já está lotada para a segunda-feira.

Veja vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=ydz_nw91Z2g