Genocídio: Bolsonaro é denunciado novamente em Haia por atuação diante da pandemia do coronavírus

"A omissão do governo brasileiro caracteriza crime contra a humanidade - genocídio", diz entidade sindical de médicos

Foto: Marcos Corrêa/PR
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado neste domingo (26) ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, por genocídio e crime contra a humanidade. A medida foi apresentada pela Rede Sindical Brasileira UNISaúde.

Segundo o jornalista Jamil Chade, do portal Uol, a manifestação aponta "falhas graves e mortais" do ex-capitão condução do combate à pandemia, que já provocou mais de 86 mil mortes no Brasil segundo dados oficiais.

"No entendimento da coalizão, há indícios de que Bolsonaro tenha cometido crime contra a humanidade durante sua gestão frente à pandemia, ao adotar ações negligentes e irresponsáveis, que contribuíram para as mais de 80 mil mortes pela doença no país", diz trecho do documento.

"A omissão do governo brasileiro caracteriza crime contra a humanidade - genocídio. É urgente a abertura de procedimento investigatório junto a esse Tribunal Penal Internacional, para evitar que dos 210 milhões de brasileiros, uma parcela possa se salvar das consequências desastrosas dos atos irresponsáveis do senhor Presidente da República", apontam ainda.

O documento cita também a manifestação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, sobre a postura genocida do governo.

Em junho, o PDT apresentou uma primeira denúncia contra o presidente em razão da atuação dele diante da pandemia. No caso, o partido apontava crime contra a humanidade.