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Em nota, a prefeitura tentou colocar a culpa nas demandas que passaram de um ano para o outro, mas foi desmentida pela reportagem
Da Redação*
A gestão de João Doria (PSDB) leva 19 dias a mais do que a do seu antecessor, Fernando Haddad, para resolver problemas de zeladoria como buracos na rua, trocas de lâmpadas, capinação de espaços públicos, varrição de ruas e outras demandas da população que acabam concentradas na central de serviços SP156.
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A prefeitura, sob o comando de Doria, leva em média, 57 dias para atender uma demanda. Durante a gestão de Haddad, a administração pública tomava cerca de 38 dias em um atendimento – um aumento de 50% no tempo.
O levantamento foi feito pela produção do SP1, em colaboração com o G1, com base nas informações disponíveis no site Dados Abertos da Prefeitura. Foram analisadas quase 480 mil solicitações abertas nos primeiros semestres de 2016 e 2017, e finalizadas até setembro dos respectivos anos. Com este recorte, são descartadas solicitações que passam de um ano a outro.
Além disso, por questões estatísticas, foram considerados os serviços com mais de cem solicitações em ambos os períodos. Das 81 categorias, Doria piorou o tempo de atendimento em 64.
Gestão anterior
Por meio de nota, a Prefeitura afirma ter dedicado esforços para solucionar “cerca de 600 mil solicitações não atendidas” da gestão anterior, de Fernando Haddad.
A reportagem apurou, no entanto, que o número de demandas que passaram de uma gestão a outra é menor: ao assumir como prefeito, João Doria encontrou 393.796 solicitações não atendidas referentes a 2016 e 2015, período disponível no Portal Dados Abertos. Dessas solicitações herdadas, a atual gestão finalizou 128.872.
A Prefeitura alegou que o número de 600 mil solicitações inclui dados anteriores a 2015 – dados que não estão disponíveis ao público. A reportagem pediu planilhas que comprovassem essa alegação, mas não foi atendida.
A falta de dados anteriores a 2015 também impede analisar, de maneira concreta, se, de janeiro a setembro, “a Prefeitura de São Paulo registra aumento de 11,5% de resposta às solicitações dos cidadãos” em comparação à gestão anterior, conforme diz a nota.
*Com informações do G1
Foto: Fábiio Arantes/Secom