O que o brasileiro pensa?
05 de junho de 2020, 18h21

Gilmar Mendes diz que processo de suspeição de Moro contra Lula será pautado pós-quarentena

O ministro do STF ainda criticou bolsonaristas e afirmou que não há "presidencialismo imperial" no Brasil

Foto: Reprodução

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em entrevista realizada nesta quinta-feira (5) que o processo movido pelo ex-presidente Lula contra o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro deve voltar à pauta da Primeira Turma do STF logo que a Corte volte a se reunir presencialmente.

“O meu desejo é colocar esse processo em pauta tão logo nós tenhamos uma sessão presencial. Não acredito que vamos ter ainda nesse semestre, tudo indica que vamos continuar nessa sessão virtual até o final de junho. Eu tenho expectativa que em agosto ou setembro nós devamos julgar esse processo”, declarou em entrevista à rede CNN Brasil. Mendes pediu vistas do processo durante o julgamento realizado em junho do ano passado.

Na entrevista, o magistrado ainda afirmou “não ter dúvidas” que o inquérito das fake news será mantido e defendeu a criação de uma agência “que possa regular as fake news e o mau uso da internet”.

Em seguida, o ministro rebateu críticas de bolsonaristas sobre suposta interferência do STF no Executivo. “Não vejo nenhuma interferência indevida por parte do Supremo Tribunal Federal. O que eu vejo é que alguns integrantes do Executivo, não sei se parte do presidente, mas seu apoiadores, tem a imagem do texto constitucional de que há um presidencialismo imperial”, disse.

“Isso não existe. A Constituição estabelece um sistema de checks and balances”, completou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum