Gilmar Mendes diz que processo de suspeição de Moro contra Lula será pautado pós-quarentena

O ministro do STF ainda criticou bolsonaristas e afirmou que não há "presidencialismo imperial" no Brasil

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em entrevista realizada nesta quinta-feira (5) que o processo movido pelo ex-presidente Lula contra o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro deve voltar à pauta da Primeira Turma do STF logo que a Corte volte a se reunir presencialmente.

"O meu desejo é colocar esse processo em pauta tão logo nós tenhamos uma sessão presencial. Não acredito que vamos ter ainda nesse semestre, tudo indica que vamos continuar nessa sessão virtual até o final de junho. Eu tenho expectativa que em agosto ou setembro nós devamos julgar esse processo", declarou em entrevista à rede CNN Brasil. Mendes pediu vistas do processo durante o julgamento realizado em junho do ano passado.

Na entrevista, o magistrado ainda afirmou "não ter dúvidas" que o inquérito das fake news será mantido e defendeu a criação de uma agência "que possa regular as fake news e o mau uso da internet".

Em seguida, o ministro rebateu críticas de bolsonaristas sobre suposta interferência do STF no Executivo. "Não vejo nenhuma interferência indevida por parte do Supremo Tribunal Federal. O que eu vejo é que alguns integrantes do Executivo, não sei se parte do presidente, mas seu apoiadores, tem a imagem do texto constitucional de que há um presidencialismo imperial", disse.

"Isso não existe. A Constituição estabelece um sistema de checks and balances", completou.