Gilmar Mendes é escolhido relator de ação do MP contra foro de Flávio Bolsonaro

“A decisão da 3ª Colenda Câmara Criminal promoveu uma ‘inovação’ indevida em nosso ordenamento, pelo que não merece prosperar”, diz recurso do MP-RJ

Reprodução/TV Cultura
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, foi definido nesta terça-feira (30) como relator de ação movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro contra a decisão da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e conceder habeas corpus ao senador Flávio Bolsonaro e garantir que que as investigações do caso das rachadinhas passassem para Órgão Especial do TJ.

Segundo o jornalista Felipe Amorim, do Uol, Mendes foi escolhido relator por já ter julgado uma ação contra o senador ligada ao caso das rachadinhas no ano passado. Na ocasião, ele suspendeu as investigações até que o STF decidisse sobre o papel do Coaf.

O MP argumenta que a decisão que favoreceu Flávio Bolsonaro contraria entendimento do próprio STF a respeito do foro especial por prerrogativa de função. Em julgamento realizado em 2018, o plenário da Corte decidiu que autoridades só têm foro privilegiado se os supostos crimes investigados ocorreram durante o exercício do mandato e em função dele.

“A decisão da 3ª Colenda Câmara Criminal promoveu uma ‘inovação’ indevida em nosso ordenamento, pelo que não merece prosperar”, diz recurso do MP-RJ, para o qual a decisão também “conferiu vantagem de cunho pessoal” a Flávio Bolsonaro.

O ministro Celso de Mello foi sorteado na segunda-feira como relator de uma ação movida pela Rede Sustentabilidade sobre o mesmo assunto.