Gilmar Mendes faz tweet divulgando entrevista de cientista político que pede PT e PSDB mais fortes

Na entrevista, publicada na Folha de S.Paulo, Bruno Reis demonstra preocupação com o declínio da identificação do eleitorado com as legendas

(Elza Fiúza/Agência Brasil)
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, fez um tweet para divulgar a entrevista do cientista político Bruno Pinheiro Wanderley Reis, publicada no dia 18 de julho, na Folha de S.Paulo. Reis analisa o atual quadro político nacional e conclui: “Seria melhor para o país se PSDB e PT fossem mais fortes”, frase destacada pelo ministro do STF em seu tweet.

Na entrevista, concedida a Marco Rodrigo Almeida, o cientista político mostra preocupação com o que chama de declínio, talvez irreversível, da identificação do eleitorado com as legendas em todo o mundo. Questionado se seria melhor para o país se PSDB e PT fossem mais fortes no Congresso, ele diz: “Seria, sem dúvida nenhuma. Isso não ocorre por causa da interação do sistema proporcional de lista aberta com nosso modelo de financiamento de campanha. O partido vai em busca de candidatos que puxam votos, e não necessariamente do candidato em que ele confia. Isso não favorece a identificação”.