Gilmar Mendes: “Se esses diálogos não existiram, os hackers merecem o Nobel de Literatura”

O ministro do STF comparou os hackers de Araraquara com os escritor Gabriel Garcia Márquez ao criticar os diálogos de Deltan Dallagnol, Sérgio Moro e outros procuradores da Lava Jato

Além das duras críticas feitas ao ex-juiz Sérgio Moro e aos procuradores da Operação Lava Jato do Ministério Público Federal de Curitiba, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda ironizou durante sessão da Corte as alegações de que os diálogos presentes na Operação Spoofing não seriam verdadeiros.

“Se esses diálogos não existiram, os hackers de Araraquara são uns notáveis ficcionistas. Eles escreveram tudo isso!? Vejam o tamanho constrangimento”, ironizou.

“Ou nós estamos diante de uma obra ficcional fantástica que merece o Prêmio Nobel de literatura, ou estamos diante do maior escândalo judicial da história da humanidade”, declarou. “Ou estamos diante de uma obra ficcional das mais notáveis e esses hackers de Araraquara seriam um novo Gabriel Garcia Márquez, ou estamos diante de fatos de uma gravidade cuja análise eu me abstenho de fazer agora”, completou.

Ao finalizar a análise que fez em cerca de 40 minutos sobre as conversas, o ministro concluiu: “Essa análise não-exaustiva e ainda muito preliminar dos diálogos sugere a ocorrência de graves vícios em investigações e ações penais que podem ter afetado o direito de defesa do paciente e de outros pacientes. Por isso, é de rigor o reconhecimento do direito de acesso”.

Durante sessão, a Segunda Turma do tribunal negou por 4×1 uma petição apresentada pelos procuradores da Lava Jato contra decisão do ministro Ricardo Lewandowski que permitiu o acesso do material ao ex-presidente.

ASSISTA:

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR