Fórumcast, o podcast da Fórum
13 de maio de 2018, 09h27

Gilmar Mendes suspende depoimento de Paulo Preto previsto para esta segunda

Souza é acusado de praticar desvios em obras do Rodoanel e foi preso sob a acusação de ameaçar uma testemunha que também é ré na ação penal

Por Brasil 247

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que determinou a soltura do ex-diretor da Dersa e operador do PSDB Paulo Vieira de Souza, mais conhecido como Paulo Preto, na última sexta-feira (12) também suspendeu o depoimento que ele teria que prestar à Justiça Federal na próxima segunda- feira (14). Souza é acusado de praticar desvios em obras do Rodoanel e foi preso sob a acusação de ameaçar uma testemunha que também é ré na ação penal.

Em sua decisão, Gilmar destacou que além da “comprovação do ocorrido não ser sólida”, não existem indícios suficientes sobre as ameaças que teriam sido feitas por Souza contra a Testemunha. “A prisão preventiva não se justifica para permitir o depoimento da corré em Juízo. A versão de Mércia Ferreira Gomes foi dada no curso da investigação. Sua reiteração, ou não, em Juízo, dificilmente teria o efeito de prejudicar ainda mais os delatados”, disse Gilmar em sua decisão que devolveu a liberdade ao operador.

Leia mais no Brasil 247


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum