Glauber Braga pede convocação de Heleno e Ramos para explicar reunião com a CIA

William J. Burns, diretor da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, veio ao Brasil na quinta-feira

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) apresentou neste sábado (3) dois requerimentos à Comissão de Relações Exteriores da Câmara pedindo a convocação dos ministros Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Luiz Eduardo Ramos, da Casa Civil. Os dois se reuniram com William J. Burns, diretor da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos na quinta-feira (1)

Braga informou à Fórum na sexta-feira que iria entrar formalmente com um pedido de informações nos ministérios da Casa Civil e GSI para que sejam fornecidas informações sobre o encontro com o diretor da CIA.

Sem nenhuma divulgação prévia Burns teve encontros com membros do governo de Jair Bolsonaro. Além dos dois ministros, estiveram também presentes no encontro Alexandre Ramagem, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, e Walter Braga Netto, ministro da Defesa.

"As intervenções desestabilizadoras do governo dos Estados Unidos da América em assuntos internos da República Federativa do Brasil, por meio inclusive de suas agências de inteligência, são de amplo conhecimento e atravessam décadas: basta mencionar, a título de exemplo, a participação do governo estadunidense na conspiração que levou ao golpe militar de 1º de abril de 1964, a espionagem da presidente da república e da Petrobras em 2013, e a colaboração dos EUA com a operação Lava Jato, cujo direcionamento político – hoje reconhecido pela Justiça brasileira – teve papel decisivo no pleito de 2018, em que Jair Bolsonaro sagrou-se vencedor", aponta Glauber nos requerimentos.

COnfira.